Pular para o conteúdo principal

Inclusão escolar 2011, continuando...

Lucas em apresentação na escola. 
Descrição da imagem: são 12 crianças de pé 
e o Lucas entre elas, estão cantando e 
dançando no palco em apresentação na escola, 
o público está sentado em frente ao palco. 

Hoje finalmente posso dizer que estou menos chateada. Desde o início do ano que estou tentando uma forma de conseguir um cuidador pra escola estadual onde o Lucas estuda e sempre encontrando muuuuuuuitas barreiras.
Depois que confirmei com o pessoal do Cape (que dá apoio a escola quando esta recebe um aluno com deficiencia, com material, transporte...) que não haveria cuidador tão cedo nas escolas, passei a buscar uma solução para a "exclusão" que anda acontecendo em várias escolas aqui em sampa. Já fui no forum conversei com uma atendente da promotoria da vara da infância que é mãe de uma criança com paralisia cerebral e que deveria me incentivar, mas pelo contrário veio me dizendo que eu não ia conseguir - se continuarmos pensando assim nunca vamos conseguir mesmo.
Apesar de ouvir palavras negativas, conversei com o promotor que infelizmente foi ainda mais negativo - depois disso é de se entender o pensamento da atentende... Após meus argumentos o promotor concordou que eu tenho mesmo o direito de pedir o cuidador e até mudou sua postura dizendo que achava que eu conseguiria, ufa! que alívio! Bom a questão é que precisava de um advogado que pudesse entrar com a ação contra o estado. Lá vamos nós novamente. Na verdade, o advogado foi fácil, difícil mesmo foi ele saber qual seria o melhor caminho, ter um modelo... ihh paramos novamente. Fiquei meses nisso, cheguei até a tentar fazer a inicial eu mesma, porém desisti. Fiquei até meio desanimada, meio quieta mas foi aí que o Lucas chegou da escola com xixi até a blusa... Lá vou eu novamente, indignada, sem saber o que fazer. Parti pra uma pesquisa sobre o assunto na internet, um pedido do advogado e eis que vi uma luz, meio fraca, mas precisava tentar; conselho tutelar. No primeiro dia que fui lá fiquei sabendo que já existia uma ação movida por uma escola daqui do bairro. Combinei com o conselheiro que iríamos falar com o ministério público do fórum aqui do bairro, oba! fiquei empolgada novamente, porém voltei ao conselho tutelar mais tres vezes tentando ir até o MP. Na ultima tentativa, na terça que antecedeu o feriado, fui até lá e o conselheiro não podia ir porque ligaram da delegacia para ele ir buscar dois menores que precisavam de abrigo e não podiam ficar na delegacia (e ele deixou pra me dizer isso pessoalmente, nem pra me ligar). Minha resposta pra ele: - Vou  deixar meu filho lá na escola para vocês irem buscar, quem sabe assim a gente resolve o problema...
Confesso que vontade não me faltou, era uma brincadeira mas com muito cunho de verdade.
Combinamos naquele dia que ele me ligaria na segunda para marcarmos. Esperei seu telefonema até hoje de manhã quando decidi ir até lá pela ultima vez, estava bem disposta a brigar caso houvesse algum impedimento pra falar com o promotor, mas não foi necessário. Conversamos por um bom tempo, ele foi muito gentil e otimista apesar de frisar as dificuldades (o estado recorre até ultima instancia, é claro!) e agora o MP vai intervir.  O intuíto é adequar a escola não só para o Lucas, mas pra todas as crianças do bairro. E aqui estou eu fazendo uma busca para saber quantas crianças com deficiencia nas proximidades que poderiam vir a ser matriculadas na escola caso haja interesse dos pais. Já consegui uma rsrs.
Estou mais uma vez confiante e na minha próxima frustração, chamo a imprensa. Se nada der certo vou no mínimo mostrar que essa inclusão fofinha e maravilhosa que existe na teoria, é na realidade, por enquanto, mera utopia...

Comentários

Tenho participado de congressos, seminários, cursos dos construtores dessa inclusão: sabe a resposta que me deram, quando justamente abordei questões como essas entre outras, a de que no começo haverá sacrifícios. Nos próximos 10 anos haverá sacrifícios. Bem esse construtor, consultor do governo - não tem partido não, já faz consultoria há dezenas de anos - acha que tem que ser assim. Pelo bem do futuro, os de hoje são sacrificados.
Eu não aceito isso de forma alguma.
Como profissional de reabilitação há 36 anos, penso que está mais do que na hora de acabar os sacrifícios e ser feita a inclusão da forma correta. Se uma criança com deficiência visual recebe uma impressora em braile, uma criança com deficiência auditiva tem um intérprete de libras, uma criança com deficiência neurológica precisa receber tudo que o seu quadro mais complexo necessita, e não ser incluída por inclusão, ou seja, permanecer excluída dentro da inclusão.
Não, a qualquer sacrifício.
Gisleine Martin Philot
Terapeuta ocupacional
Sabe Gisleine, eu até concordo que as coisas não acontecem de uma hora pra outra, compreendo as dificuldades de mudanças, porém existe muita má vontade e uma boa dose de irresponsabilidade, sim, porque colocar uma criança com comprometimento motor grave, que tem inteligencia e consciencia de suas limitações na sala de aula sem um acompanhante, sem qualquer material vendo todos os colegas fazendo lição é arriscar que mais tarde essa criança tenha ainda mais traumas do que já carrega por conta de todo seu histórico, como o meu filho que sofre procedimentos invasivos desde que nasceu.
Assino embaixo quando vc diz: Não, a qualquer sacrifício.
Abraços,
Antonia

Postagens mais visitadas deste blog

No facebook é fácil!

Hoje foi dia de trabalho duro. Acordamos bem cedo e contrariando nossa vontade de cuidar do Victor que estava com febre fomos para nosso primeiro compromisso. A pauta, inclusão em um evento político. Entre um auditório lotado estávamos eu, Fabio Yamashita, Sulamita Meninel , Fernanda Terrible e Juliana Trigo esperando ouvir as propostas para a tão sonhada inclusão de nossos filhos na sociedade. Depois fomos para Paulista, apenas uma ida rápida pra fazer um pouquinho do que gostaríamos que era acompanhar toda a passeata do Movimento Superação e fazer o que é tão urgente em nosso país, reivindicar nossos direitos de cidadão. Infelizmente, a passeata foi tão rápido que acabei acompanhando quase todo o percurso. Não havia praticamente ninguém! Fiquei realmente impressionada. Aonde estão as milhares de pessoas com deficiência que vivem brigando com garras e dentes por inclusão na internet e nas redes sociais? Será que é mesmo tão difícil botar o corpo na rua? Porque eu não vejo outra ma

Aos Amigos!!!

Queridos amigos, comentando sobre a dificuldade de dar banho no Lucas a Lorena iniciou uma campanha para a compra da cadeira banhita que me possibilita dar banho nele de pé. Muitos amigos contribuiram e estão contribuindo. Quero agradecer muito, de coração, pela ajuda de todos, espero um dia poder retribuir. Obrigada!!! Campanha Pessoal, sou amiga da Antonia Yamashita e queria fazer uma campanha para uma banheira "Banhita" para o Lucas. A banheira custa hoje R$850,00 fora o frete e se cada um puder ajudar com R$5,00 reais, vamos realizar este sonho para nossa querida amiga. As coisas são muito difíceis para todos nós, se nos ajudarmos fica mais fácil....Um grande beijo a todos...Quem quizer ajudar entre em contato comigo no meu orkut que posteriormente quero fazer um cartão para a Antonia com todos os doadores. Um abraço lorena Meus contatos: orkut - Lorena barbosa e-mail - lobarbosa10@yahoo.com.br msn - l.abc@terra.com.br tel - 16 3173-1010 Criamos também a vaquinha on line

Inclusão: Falta experiência ou vontade?

Um dos problemas que ainda contribui para exclusão na inclusão de crianças com deficiências nas escolas regulares é o fato de algumas pessoas enxergarem essas crianças como diferentes. Infelizmente é muito comum ouvirmos familiares, amigos e profissionais dizendo: "Eu não sei lidar com alguém assim", "Eu tenho medo de não cuidar direito", "Eu não tenho experiência" e por aí vai... Fico me perguntando se as pessoas que pensam dessa forma não necessitam viver experiências inusitadas e se na hora em que vão ter filhos elas fazem algum curso para não errar nos cuidados com a criança. É óbvio que em muitos casos não falta experiência e sim vontade. Essas pessoas poderiam fazer um simples exercício se colocando no lugar dos pais dessa criança, já que os mesmos aprenderam na prática, mas tem também um outro exercício que é colocar em mente que os cuidados com uma criança com deficiência não diferem dos cuidados que uma criança sem deficiências exige. Como uma pe