Pular para o conteúdo principal

Escola em casa - De volta aos estímulos pedagógicos

Faz muito tempo que não faço atividades pedagógicas com o Lucas. Mas sinto que o momento é propício principalmente pelo fato de que ele vê os colegas de sala fazendo atividades todos os dias e em casa acompanha o irmão fazendo suas lições.
Psicologicamente ele está aberto para fazer atividades comigo e diz até que sou sua professora. Preferia não ser mas já que ele não tem atividades constantemente na escola, vamos criar a escola em casa...

Estou voltando com as atividades usando a Apostila Mundo Novo - Volume I, porém boa parte do que está na apostila ele já sabe pois já passei pra ele antes mesmo de publicar o material.

Faço diário para acompanhar a evolução dele e também filmagens. As atividades que quero passar duas vezes faço xerox da apostila e só quando vou passar pra ele pela ultima vez deixo que faço direto no material. As atividades que não responder bem, precisam ser repetidas diversas vezes até que assimile o conteúdo.

Nos ultimos trinta dias é a segunda vez que passo lição pra ele e um ponto importante é o fato de estar gostando pois se a criança não tiver afim de fazer a atividade, ela não vai render.

Confesso que fiquei feliz com o resultado. Nem precisava da xerox mas já que fiz na próxima vez aproveito pra trabalhar coordenação motora. Nas imagens tem as anotações do diário e a atividade realizada.





Abaixo o vídeo em duas partes com ele fazendo a atividade, resumido, porque o pequeno fala...rsrs


Comentários

Anônimo disse…
Ameeei Antonia, parabéns mesmo exemplo de mãe!!!
Deocleide Britos disse…
Antonia voce eh uma mae muito especial...
O lUcas ta animado e o negocio eh aproveitar mesmo...
Parabens !!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Autistas: Retirando as fraldas

A experiência abaixo é da mãe de uma criança com autismo. Estou compartilhando com vocês pois é uma prova de possibilidade e fonte de incentivo para outros pais. Não vou citar o nome porque não pedi autorização. Acabei de ler no nosso grupo (Mãe Especial) e quis divulgar logo.

Quero dividir com vcs mais uma bênçâo!A alguns meses atrás vi postado em alguma paǵina,nâo lembro qual,um menino sentado no vaso fazendo coco e outra foto do menino em pé fazendo xixi e explicando que os autistas sâo visuais e pouco verbais!Nâo dei muita importância na hora,mas aquilo ficou na minha mente.Algumas semanas atrás fui num lugar que fazem banners e disse a moça:Tenho um filho autista e tô tendo dificuldade de tirar a fralda dele.Gostaria que vc fizesse um banner para eu pendurar no banheiro com duas fotos de um menino no vaso fazendo xixi e fazendo coco,bem nítido!Ela fez,pendurei no banheiro e mostrava ao Caio e apontava e falava xixi,coco e ele repetia cici,oo,pois nâo fala direito!Tirei as fraldas,…

No facebook é fácil!

Estímulos cerebrais x novas sinapses = pai e mãe de "queixo caído".

Plasticidade cerebral é a palavra que explica o avanço do Lucas, o qual tenho acompanhado maravilhada nos últimos meses. No ano passado presenciei durante todo o ano provas contínuas de evolução em uma criança que de tudo que dizia apenas 20% (analisando rápida e grosseiramente) tinha total sentido. Ele passou a demonstrar proezas que até então não esperávamos para o momento. Existem algumas cenas mais marcantes como o dia em que chorou por horas sentindo por suas limitações e outras como o dia em que eu e Fabio discutíamos sobre qual filme íamos assistir e ele então decidiu por nós dizendo em alto e bom tom: - Filme Mercenários. Teve também o dia em que meu marido me falou apontando para a TV para me mostrar o computador: -Olha um iMac e ele completou: - Macintosh. E nós nos olhamos surpresos nos indagando: Como assim? Quem é essa pessoa... radiantes de alegria!! E desde então não parou mais...  Há muito tempo ele canta mas só conseguia falar uma palavra por vez, como se não conseg…