Pular para o conteúdo principal

O Teleton e o sonho de todos nós


Foram muitas as vezes em que me perguntei porque afinal as pessoas insistem tanto em uma cura física ao invés de se preocuparem se a pessoa está ou não vivendo feliz com sua condição.

Percebo que não é apenas uma vontade de cada pai, mãe ou até mesmo da própria pessoa. A situação é um pouco mais crítica quando na verdade a maioria das vezes pensamos não em nós mesmos e em nossos filhos mas sim nas demais pessoas que na verdade nem estão a par do "problema", da realidade que cada um vive quando se tem uma condição física e intelectual diferenciada.

O que falta para mudarmos de uma vez por toda nossa concepção de normalidade e felicidade?

Sempre me perguntaram porque meu filho não aparecia no Teleton e ainda que não quisesse eu precisava dizer-lhes que era pelo fato de que meu filho apesar dos muitos ganhos que teve na AACD não tinha o perfil que eles precisam para mostrar na TV. A maioria das pessoas se surpreendiam ao saber disso e logo caíam na real quando eu explicava que o objetivo do programa é mostrar casos de sucesso para estimular as pessoas a doarem e para as pessoas os casos de sucesso são os daquelas crianças que chegam em uma cadeira de rodas e saem de lá caminhando ou que possuem o cognitivo intacto e acompanham sem qualquer problema uma turma de classe regular e por aí vai...

Dessa forma não é surpresa que a sociedade não se acostume com as diferenças quando na verdade só se prega a "cura". Está bem quem consegue andar, quem consegue acompanhar a classe, está bem quem consegue pensar segundo o que julgamos correto...  Se seguir nosso conceito de normalidade, está tudo bem. Ainda que no fundo tudo esteja bem ruim...

A quem estamos querendo agradar afinal?

Discordo sinceramente com a seleção de crianças já que o Teleton é uma excelente forma de aprendermos a aceitar e conviver com as diferenças. Meu filho ainda que não seja aparentemente um caso de sucesso por tamanho comprometimento motor eu preciso deixar claro que ele é sim mais um caso de sucesso e grande parte disso devemos a AACD.

O Teleton mexe com o emocional de muitas pessoas porque de fato ele mostra o que a maioria gostaria de ver. Pena que nem todos sentirão a emoção de ver os casos de sucesso apresentados na TV se concretizarem em suas vidas. Só torço para que eles não se prendam a isso e consigam enxergar o sucesso de seus filhos mesmo não sendo condizente com os seus sonhos...

Lembrando que a minha felicidade independe do que o outro pensa ser bom pra mim mesma...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No facebook é fácil!

Hoje foi dia de trabalho duro. Acordamos bem cedo e contrariando nossa vontade de cuidar do Victor que estava com febre fomos para nosso primeiro compromisso. A pauta, inclusão em um evento político. Entre um auditório lotado estávamos eu, Fabio Yamashita, Sulamita Meninel , Fernanda Terrible e Juliana Trigo esperando ouvir as propostas para a tão sonhada inclusão de nossos filhos na sociedade. Depois fomos para Paulista, apenas uma ida rápida pra fazer um pouquinho do que gostaríamos que era acompanhar toda a passeata do Movimento Superação e fazer o que é tão urgente em nosso país, reivindicar nossos direitos de cidadão. Infelizmente, a passeata foi tão rápido que acabei acompanhando quase todo o percurso. Não havia praticamente ninguém! Fiquei realmente impressionada. Aonde estão as milhares de pessoas com deficiência que vivem brigando com garras e dentes por inclusão na internet e nas redes sociais? Será que é mesmo tão difícil botar o corpo na rua? Porque eu não vejo outra ma

Inclusão: Falta experiência ou vontade?

Um dos problemas que ainda contribui para exclusão na inclusão de crianças com deficiências nas escolas regulares é o fato de algumas pessoas enxergarem essas crianças como diferentes. Infelizmente é muito comum ouvirmos familiares, amigos e profissionais dizendo: "Eu não sei lidar com alguém assim", "Eu tenho medo de não cuidar direito", "Eu não tenho experiência" e por aí vai... Fico me perguntando se as pessoas que pensam dessa forma não necessitam viver experiências inusitadas e se na hora em que vão ter filhos elas fazem algum curso para não errar nos cuidados com a criança. É óbvio que em muitos casos não falta experiência e sim vontade. Essas pessoas poderiam fazer um simples exercício se colocando no lugar dos pais dessa criança, já que os mesmos aprenderam na prática, mas tem também um outro exercício que é colocar em mente que os cuidados com uma criança com deficiência não diferem dos cuidados que uma criança sem deficiências exige. Como uma pe

Aos Amigos!!!

Queridos amigos, comentando sobre a dificuldade de dar banho no Lucas a Lorena iniciou uma campanha para a compra da cadeira banhita que me possibilita dar banho nele de pé. Muitos amigos contribuiram e estão contribuindo. Quero agradecer muito, de coração, pela ajuda de todos, espero um dia poder retribuir. Obrigada!!! Campanha Pessoal, sou amiga da Antonia Yamashita e queria fazer uma campanha para uma banheira "Banhita" para o Lucas. A banheira custa hoje R$850,00 fora o frete e se cada um puder ajudar com R$5,00 reais, vamos realizar este sonho para nossa querida amiga. As coisas são muito difíceis para todos nós, se nos ajudarmos fica mais fácil....Um grande beijo a todos...Quem quizer ajudar entre em contato comigo no meu orkut que posteriormente quero fazer um cartão para a Antonia com todos os doadores. Um abraço lorena Meus contatos: orkut - Lorena barbosa e-mail - lobarbosa10@yahoo.com.br msn - l.abc@terra.com.br tel - 16 3173-1010 Criamos também a vaquinha on line