Pular para o conteúdo principal

O preço da liberdade



            Victor sempre foi um irmão carinhoso com o Lucas e uma criança extremamente apegada à família. Sempre tinha febre quando o irmão ficava internado e tínhamos que acompanhá-lo. Recusava convites para passeios sem nós e se saíssemos sem o Lucas estava sempre pensando nele. Não tem muito tempo que dormiu fora de casa pela primeira vez e depois que sentiu o gostinho da liberdade, não parou mais...
            Quando surgiu o convite para ele ir passear com minha amiga vi que tinha adorado a ideia. Eu também, é claro. O que mais quero é ver meus filhos felizes e como estamos compromissados com o prédio onde moramos não iremos viajar nessa época. Então pensei, repensei, analisei, me preocupei antecipadamente mas depois lembrei de todos os momentos difíceis ao longo desse ano e o quanto ele foi afetado por eles e acabei deixando.
            Desde quinta dia 20 ele está fora de casa. Já nos falamos várias vezes, sabemos que está bem mas a saudade daquele pequenino que já está bem grande, é inevitável. Sofremos por ver o Lucas em casa entediado sem poder desfrutar da mesma liberdade que o irmão mas também sofremos a falta que o Victor faz. Ainda bem que essa saudade tem dia para acabar, ainda hoje poderemos abraçá-lo novamente. E contamos o tempo para isso...
             As vezes passava uma pulguinha na minha cabeça me dizendo que sou maluca em deixar meu filho de apenas 7 anos viajar com outras pessoas mas como prendê-lo se já vejo seu irmão preso as suas limitações? Victor já sofreu muitas privações e enfrentou muitas situações complexas por conta das dificuldades que Lucas enfrenta. Ele, assim como tantos outros irmãos de pessoas com deficiência, é uma criança muito especial e também tem suas necessidades. Nos orgulhamos demais dele e desejamos que seja sempre assim. O deixamos sair para que tenha alegria, prazer, para que saiba que a vida é bela apesar das dificuldades.     Infelizmente nem tudo podemos fazer, as dificuldades do Lucas estão aqui nos limitando também mas nós não o trouxemos ao mundo como auxílio ou ponto de apoio e sim para que cresça e viva sua vida, que seja independente, que seja feliz, alem do mais, sabemos que um dia, ele diferente das previsões para o irmão, terá sua vida independente de nós então começamos nosso treinamento de desapego desde já. Tomara que a próxima vez seja menos doloroso...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No facebook é fácil!

Hoje foi dia de trabalho duro. Acordamos bem cedo e contrariando nossa vontade de cuidar do Victor que estava com febre fomos para nosso primeiro compromisso. A pauta, inclusão em um evento político. Entre um auditório lotado estávamos eu, Fabio Yamashita, Sulamita Meninel , Fernanda Terrible e Juliana Trigo esperando ouvir as propostas para a tão sonhada inclusão de nossos filhos na sociedade. Depois fomos para Paulista, apenas uma ida rápida pra fazer um pouquinho do que gostaríamos que era acompanhar toda a passeata do Movimento Superação e fazer o que é tão urgente em nosso país, reivindicar nossos direitos de cidadão. Infelizmente, a passeata foi tão rápido que acabei acompanhando quase todo o percurso. Não havia praticamente ninguém! Fiquei realmente impressionada. Aonde estão as milhares de pessoas com deficiência que vivem brigando com garras e dentes por inclusão na internet e nas redes sociais? Será que é mesmo tão difícil botar o corpo na rua? Porque eu não vejo outra ma

Aos Amigos!!!

Queridos amigos, comentando sobre a dificuldade de dar banho no Lucas a Lorena iniciou uma campanha para a compra da cadeira banhita que me possibilita dar banho nele de pé. Muitos amigos contribuiram e estão contribuindo. Quero agradecer muito, de coração, pela ajuda de todos, espero um dia poder retribuir. Obrigada!!! Campanha Pessoal, sou amiga da Antonia Yamashita e queria fazer uma campanha para uma banheira "Banhita" para o Lucas. A banheira custa hoje R$850,00 fora o frete e se cada um puder ajudar com R$5,00 reais, vamos realizar este sonho para nossa querida amiga. As coisas são muito difíceis para todos nós, se nos ajudarmos fica mais fácil....Um grande beijo a todos...Quem quizer ajudar entre em contato comigo no meu orkut que posteriormente quero fazer um cartão para a Antonia com todos os doadores. Um abraço lorena Meus contatos: orkut - Lorena barbosa e-mail - lobarbosa10@yahoo.com.br msn - l.abc@terra.com.br tel - 16 3173-1010 Criamos também a vaquinha on line

Inclusão: Falta experiência ou vontade?

Um dos problemas que ainda contribui para exclusão na inclusão de crianças com deficiências nas escolas regulares é o fato de algumas pessoas enxergarem essas crianças como diferentes. Infelizmente é muito comum ouvirmos familiares, amigos e profissionais dizendo: "Eu não sei lidar com alguém assim", "Eu tenho medo de não cuidar direito", "Eu não tenho experiência" e por aí vai... Fico me perguntando se as pessoas que pensam dessa forma não necessitam viver experiências inusitadas e se na hora em que vão ter filhos elas fazem algum curso para não errar nos cuidados com a criança. É óbvio que em muitos casos não falta experiência e sim vontade. Essas pessoas poderiam fazer um simples exercício se colocando no lugar dos pais dessa criança, já que os mesmos aprenderam na prática, mas tem também um outro exercício que é colocar em mente que os cuidados com uma criança com deficiência não diferem dos cuidados que uma criança sem deficiências exige. Como uma pe