Pular para o conteúdo principal

Autistas: Retirando as fraldas

A experiência abaixo é da mãe de uma criança com autismo. Estou compartilhando com vocês pois é uma prova de possibilidade e fonte de incentivo para outros pais. Não vou citar o nome porque não pedi autorização. Acabei de ler no nosso grupo (Mãe Especial) e quis divulgar logo.

Quero dividir com vcs mais uma bênçâo!A alguns meses atrás vi postado em alguma paǵina,nâo lembro qual,um menino sentado no vaso fazendo coco e outra foto do menino em pé fazendo xixi e explicando que os autistas sâo visuais e pouco verbais!Nâo dei muita importância na hora,mas aquilo ficou na minha mente.Algumas semanas atrás fui num lugar que fazem banners e disse a moça:Tenho um filho autista e tô tendo dificuldade de tirar a fralda dele.Gostaria que vc fizesse um banner para eu pendurar no banheiro com duas fotos de um menino no vaso fazendo xixi e fazendo coco,bem nítido!Ela fez,pendurei no banheiro e mostrava ao Caio e apontava e falava xixi,coco e ele repetia cici,oo,pois nâo fala direito!Tirei as fraldas,fez no châo,o levava ao banheiro,mostrava a foto,apontava e falava xixi,coco...falei com o pai dele:Faz xixi com Caio no banheiro para que ele possa ver!Ele fez,no outro dia Caio me puxou pela mâo ,baixei o short e ele fez...agora está indo sozino,acabei de ouvir o barulinho do xixi dele no banheiro,dei um beijo nele!Só nâo fez coco ainda!Tô usando fralda ainda quando vai pra escola de duas ás cinco e prá dormir e sâo nessas horas que ele faz coco,mas nâo fez xixi nenhuma vez no châo!só ontem lá fora ,molhando as plantinhas,com preguiça de entrar!  

Não tenho muita experiência com autistas mas fiz alguns cursos na área e fiquei estagiando uma semana na Associação dos Autistas. Essa experiência não é teste feito pela mãe, as crianças realmente compreendem melhor através das imagens ou do concreto, muitas se alfabetizam e se comunicam por meio do Pecs - Sistema de Comunicação por Figuras (Picture Exchange Communication System).
Portanto, fica aí a dica e a prova de que é possível. Não limitem seus filhos por seu diagnóstico. Invistam e acreditem em seu potencial. 

Abraços,

Antônia Yamashita

Comentários

Sou professora e estou precisando com urgência de figuras para trabalhar com PECS. Onde posso encontrar?

Postagens mais visitadas deste blog

Inclusão Escolar

A inclusão escolar é muito importante, não só pras crianças com deficiência mas também para as que não tem nenhuma deficiência.
As crianças com deficiência aprendem muitas coisas com as outras, se sentem motivadas a irem cada vez mais longe e as crianças "normais" são automaticamente preparadas para mais tarde conviverem com as pessoas e suas diferenças. Fato fundamental para a inclusão, pois hoje em dia boa parte do preconceito parte dos adultos e não das crianças e isso por falta de conhecimento sobre o assunto.
No entanto, é preciso muito cuidado quando se fala em inclusão escolar, pois infelizmente existe a exclusão dentro da inclusão. É preciso muita responsabilidade na hora de incluir essas crianças, pois o efeito pode ser o contrário. Ela pode se sentir inferior as demais crianças, causando entre outros efeitos sua baixa auto estima, o que irá irá atrapalhar e muito o seu desenvolvimento.
É preciso entender também que a criança não deve ir pra escola só pra se socia…

Inclusão: Falta experiência ou vontade?

Um dos problemas que ainda contribui para exclusão na inclusão de crianças com deficiências nas escolas regulares é o fato de algumas pessoas enxergarem essas crianças como diferentes. Infelizmente é muito comum ouvirmos familiares, amigos e profissionais dizendo: "Eu não sei lidar com alguém assim", "Eu tenho medo de não cuidar direito", "Eu não tenho experiência" e por aí vai... Fico me perguntando se as pessoas que pensam dessa forma não necessitam viver experiências inusitadas e se na hora em que vão ter filhos elas fazem algum curso para não errar nos cuidados com a criança. É óbvio que em muitos casos não falta experiência e sim vontade. Essas pessoas poderiam fazer um simples exercício se colocando no lugar dos pais dessa criança, já que os mesmos aprenderam na prática, mas tem também um outro exercício que é colocar em mente que os cuidados com uma criança com deficiência não diferem dos cuidados que uma criança sem deficiências exige. Como uma pes…