Pular para o conteúdo principal

Deficiência e sexualidade.



Esse título já foi tema de várias conversas minha com outras mães de filhos com deficiências diferentes. Cada uma tem sua opinião e seu jeito de lidar mas é fato, todas temos dúvidas e receios quando se trata do assunto...  
Lucas sempre foi um garoto muito sapeca, quando pequeno chamava atenção das pessoas com seu sorriso e suas piscadelas. Quando tinha cinco anos estávamos dentro de um trem, ele olhou para uma moça de aproximadamente dezenove anos e disse: Linda!
A moça ficou sem jeito mas demonstrou gostar do elogio e Lucas não parou mais...
Aos onze anos, durante as trocas de fralda começou a falar que estava apaixonado enquanto colocava a mão no pênis, que por sinal ficava ereto.
Aos poucos os pêlos pubianos foram nascendo e o desejo sexual foi crescendo junto...
Ano passado saímos para uma reunião e ele ficou aos cuidados da avó materna. Quando chegamos em casa minha mãe estava assustada e até que me contasse o motivo fiquei também.
O resumo da história é que Lucas simplesmente ordenou a minha mãe que tirasse a roupa e deitasse com ele! Simples assim!
Claro que a princípio eu caí na gargalhada mas depois fiquei pensativa a respeito do assunto e cheguei a sentir uma ponta de tristeza em pensar que Lucas não tem as mesmas facilidades de Victor e tantos outros meninos de viver sua sexualidade e no possível sofrimento que isso poderia causar a ele.
Naquele dia minha mãe pensou como solução levá-lo ao médico e dar medicação para inibir seus "desejos" mas a idéia nunca me passou pela cabeça.    
Na verdade o que mais quero é que Lucas tenha a oportunidade de viver as mesmas experiências que eu e seu pai vivemos e que seu irmão também terá. De que maneira isso vai acontecer é que precisamos descobrir ou até mesmo inventar.
Não acredito que medicação seja a solução porque na verdade não enxergo isso como problema mas sim uma fase da vida dele que espero que consiga aproveitar e se divertir.
Dia 29 ele completa seus treze anos, o que vejo como problema é que o garoto só pensa em mulher e não tem nem dezoito anos ainda para ir na balada.
Ele ainda não descobriu seu corpo, curte ficar um tempo no banho mas não conhece o prazer do toque e não sei o que fazer e se devo fazer, alguma coisa para ajudá-lo nesse sentido.
Como as coisas irão acontecer ainda não sabemos, se será com uma namoradinha ou com uma "profissional da área"... mas o fato é que faremos o possível para que ele viva a sua sexualidade, que enquanto adulto experimente o prazer do sexo, assim como experimentou o prazer do brincar durante a infância, afinal ele cresceu! Logo será um adulto, o bigodinho já está aparecendo. E como "Mãe Especial" aprendi a viver sem pudores, sem contar que sexo é bom, faz bem pro corpo e pra mente quando tomado os devidos cuidados, então vamos fazer da melhor maneira possível mas sem medo do que pode não dar certo.   
E sobre esse assunto recomendo um excelente filme, eu amei e me fez pensar melhor sobre as necessidades do meu filho. Trata-se da história (baseada em fatos reais) de um homem que viveu a maior parte de sua vida em um pulmão de ferro e está determinado - aos 38 anos - a perder sua virgindade. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No facebook é fácil!

Hoje foi dia de trabalho duro. Acordamos bem cedo e contrariando nossa vontade de cuidar do Victor que estava com febre fomos para nosso primeiro compromisso. A pauta, inclusão em um evento político. Entre um auditório lotado estávamos eu, Fabio Yamashita, Sulamita Meninel , Fernanda Terrible e Juliana Trigo esperando ouvir as propostas para a tão sonhada inclusão de nossos filhos na sociedade. Depois fomos para Paulista, apenas uma ida rápida pra fazer um pouquinho do que gostaríamos que era acompanhar toda a passeata do Movimento Superação e fazer o que é tão urgente em nosso país, reivindicar nossos direitos de cidadão. Infelizmente, a passeata foi tão rápido que acabei acompanhando quase todo o percurso. Não havia praticamente ninguém! Fiquei realmente impressionada. Aonde estão as milhares de pessoas com deficiência que vivem brigando com garras e dentes por inclusão na internet e nas redes sociais? Será que é mesmo tão difícil botar o corpo na rua? Porque eu não vejo outra ma

Inclusão: Falta experiência ou vontade?

Um dos problemas que ainda contribui para exclusão na inclusão de crianças com deficiências nas escolas regulares é o fato de algumas pessoas enxergarem essas crianças como diferentes. Infelizmente é muito comum ouvirmos familiares, amigos e profissionais dizendo: "Eu não sei lidar com alguém assim", "Eu tenho medo de não cuidar direito", "Eu não tenho experiência" e por aí vai... Fico me perguntando se as pessoas que pensam dessa forma não necessitam viver experiências inusitadas e se na hora em que vão ter filhos elas fazem algum curso para não errar nos cuidados com a criança. É óbvio que em muitos casos não falta experiência e sim vontade. Essas pessoas poderiam fazer um simples exercício se colocando no lugar dos pais dessa criança, já que os mesmos aprenderam na prática, mas tem também um outro exercício que é colocar em mente que os cuidados com uma criança com deficiência não diferem dos cuidados que uma criança sem deficiências exige. Como uma pe

Aos Amigos!!!

Queridos amigos, comentando sobre a dificuldade de dar banho no Lucas a Lorena iniciou uma campanha para a compra da cadeira banhita que me possibilita dar banho nele de pé. Muitos amigos contribuiram e estão contribuindo. Quero agradecer muito, de coração, pela ajuda de todos, espero um dia poder retribuir. Obrigada!!! Campanha Pessoal, sou amiga da Antonia Yamashita e queria fazer uma campanha para uma banheira "Banhita" para o Lucas. A banheira custa hoje R$850,00 fora o frete e se cada um puder ajudar com R$5,00 reais, vamos realizar este sonho para nossa querida amiga. As coisas são muito difíceis para todos nós, se nos ajudarmos fica mais fácil....Um grande beijo a todos...Quem quizer ajudar entre em contato comigo no meu orkut que posteriormente quero fazer um cartão para a Antonia com todos os doadores. Um abraço lorena Meus contatos: orkut - Lorena barbosa e-mail - lobarbosa10@yahoo.com.br msn - l.abc@terra.com.br tel - 16 3173-1010 Criamos também a vaquinha on line