sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Amor??

Hoje o depoimento que ocorrenao final da novela viver a vida me fez relembrar alguns fatos de quando o Lucas era menor.
O rapaz, que na epoca usava cadeira de rodas por conta de cirurgias que tinha feito, disse que um dia estava passeando no shopping e tinha um garoto chorando porque queria um brinquedo e sua mãe lhe disse que se ele não obedecesse ia ficar que nem o menino "na cadeira de rodas"... ele se emocionou ao falar isso dizendo que era muito dificil pra uma criança ouvir aquilo. Na verdade pela forma como ele se emocionou, fico imaginando que é dificil até hoje, mesmo ele sendo um adulto.
Isso me fez parar pra pensar no amor e na relação de companheirismo com nossos filhos deficientes. Talvez nosso amor seja realmente diferente, afinal em um momento ou outro acho que a maioria das mães (senão todas) já ouviu falarem de seu filho como se ele fosse um ser imperfeito... como a comparação que a mãe fez ao dizer ao filho que caso não obedecesse iria ficar na cadeira de rodas, como se isso fosse um castigo, fosse ruim... dando uma impressão até mesmo de inferioridade.

"imagine se aquela criança mesmo após crescer sofre um acidente e precisa de cadeira de rodas, acho que ele iria querer se matar..."

E muitas vezes é em meio a essa sensação de inferioridade imposta por algumas pessoas que nosso amor vai crescendo, se fortalecendo... e acredito que esse é o verdadeiro significado do amor.
É amar alguém que muitos julgam imperfeito, inferior, a doação que fazemos de tempo, de cuidados, sabemos que não serão devolvidos, pois em alguns casos como o do meu filho ele dependerá de auxilio para suas atividades diárias mesmo quando adulto. Então nos doamos sem esperar retorno semelhante. Esperamos apenas ser amadas e acredito que somos, pois com um pouco de sensibilidade sabemos reconhecer um amor verdadeiro e isso nossos filhos tem de sobra, eles tem também inteligencia para saber reconhecer esse amor e dar a devida importancia, seja com palavras, gestos ou simplesmente com o olhar, com o sorriso, coisa que nem todos os adultos conseguem, esses mesmo sofrem por alguém que não vale a pena... Foi convivendo com meu filho e sua sabedoria que aprendi a amar de verdade e principalmente a dar valor a quem me quer bem!!
Eis a felicidade!! E essa persiste até mesmo nos momentos mais dificeis...
Pequenas coisas que fazem de fato a verdadeira diferença em nossas vidas.

Cris, estava com saudades!!

Um abraço fraternal a todos!!
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Emily Sany disse...

A ignorância de algumas mães as vezes me assustam. Quando vi aquele depoimento no final da novela, chorei junto com aquele homem, mas ao mesmo tempo percebi o quanto ele foi valente, bravo e persistente em suportar tantas coisas e mostrar a tão perfeita forma de superação em suas palavras. É assim que eu vejo o Lucas um grande guerreiro que terá que lutar muitas batalhas ainda, mas ele sabe que ao lado dele tem um exército vitorioso, que é sua mãe, seu pai, seu mano, sua família, seus amigos e acima de tudo Deus que deu esse exército todo, para que ele se sentisse acolhido, protegido, e claro, vitorioso por ter pessoas tão especiais ao seu lado.Pra você a luta também continua Antonia, mas a cada sorriso do Lucas uma batalha é ganha.E você é uma pessoa vitoriosa por todos os dias pelo menos por um momento tenho certeza que o Lucas sorri.

Conte sempre comigo
amo muito essa família.

bjs

EmilySany

Bárbara disse...

Claro que me emocionei, né? eu sou mãe, e eu te adimiro muito. Vc é exemplo para mim de força e determinação.
Quanto tempo? Estava com saudades !
E é tão bom ver as fotos e ve-los lindos!
O seu depoimento é perfeito para a novela, por tudo que vc significa para os que te conhecem, que a tua força inspira as pessoas.
Apareça lá no nosso cantinho !
Bjossss

Cristiane A. Fetter disse...

Antônia, temos muito que crescer como seres "humanos" ainda. E como eu sempre falo, para mim você é um exemplo, nao sei se no seu lugar teria tanta força para lutar quanto voce tem.
As vezes me desespero por tão pouco...
Você é uma Mãe MUITO Especial.
bjks