Pular para o conteúdo principal

Amor??

Hoje o depoimento que ocorrenao final da novela viver a vida me fez relembrar alguns fatos de quando o Lucas era menor.
O rapaz, que na epoca usava cadeira de rodas por conta de cirurgias que tinha feito, disse que um dia estava passeando no shopping e tinha um garoto chorando porque queria um brinquedo e sua mãe lhe disse que se ele não obedecesse ia ficar que nem o menino "na cadeira de rodas"... ele se emocionou ao falar isso dizendo que era muito dificil pra uma criança ouvir aquilo. Na verdade pela forma como ele se emocionou, fico imaginando que é dificil até hoje, mesmo ele sendo um adulto.
Isso me fez parar pra pensar no amor e na relação de companheirismo com nossos filhos deficientes. Talvez nosso amor seja realmente diferente, afinal em um momento ou outro acho que a maioria das mães (senão todas) já ouviu falarem de seu filho como se ele fosse um ser imperfeito... como a comparação que a mãe fez ao dizer ao filho que caso não obedecesse iria ficar na cadeira de rodas, como se isso fosse um castigo, fosse ruim... dando uma impressão até mesmo de inferioridade.

"imagine se aquela criança mesmo após crescer sofre um acidente e precisa de cadeira de rodas, acho que ele iria querer se matar..."

E muitas vezes é em meio a essa sensação de inferioridade imposta por algumas pessoas que nosso amor vai crescendo, se fortalecendo... e acredito que esse é o verdadeiro significado do amor.
É amar alguém que muitos julgam imperfeito, inferior, a doação que fazemos de tempo, de cuidados, sabemos que não serão devolvidos, pois em alguns casos como o do meu filho ele dependerá de auxilio para suas atividades diárias mesmo quando adulto. Então nos doamos sem esperar retorno semelhante. Esperamos apenas ser amadas e acredito que somos, pois com um pouco de sensibilidade sabemos reconhecer um amor verdadeiro e isso nossos filhos tem de sobra, eles tem também inteligencia para saber reconhecer esse amor e dar a devida importancia, seja com palavras, gestos ou simplesmente com o olhar, com o sorriso, coisa que nem todos os adultos conseguem, esses mesmo sofrem por alguém que não vale a pena... Foi convivendo com meu filho e sua sabedoria que aprendi a amar de verdade e principalmente a dar valor a quem me quer bem!!
Eis a felicidade!! E essa persiste até mesmo nos momentos mais dificeis...
Pequenas coisas que fazem de fato a verdadeira diferença em nossas vidas.

Cris, estava com saudades!!

Um abraço fraternal a todos!!

Comentários

Emily Sany disse…
A ignorância de algumas mães as vezes me assustam. Quando vi aquele depoimento no final da novela, chorei junto com aquele homem, mas ao mesmo tempo percebi o quanto ele foi valente, bravo e persistente em suportar tantas coisas e mostrar a tão perfeita forma de superação em suas palavras. É assim que eu vejo o Lucas um grande guerreiro que terá que lutar muitas batalhas ainda, mas ele sabe que ao lado dele tem um exército vitorioso, que é sua mãe, seu pai, seu mano, sua família, seus amigos e acima de tudo Deus que deu esse exército todo, para que ele se sentisse acolhido, protegido, e claro, vitorioso por ter pessoas tão especiais ao seu lado.Pra você a luta também continua Antonia, mas a cada sorriso do Lucas uma batalha é ganha.E você é uma pessoa vitoriosa por todos os dias pelo menos por um momento tenho certeza que o Lucas sorri.

Conte sempre comigo
amo muito essa família.

bjs

EmilySany
Bárbara disse…
Claro que me emocionei, né? eu sou mãe, e eu te adimiro muito. Vc é exemplo para mim de força e determinação.
Quanto tempo? Estava com saudades !
E é tão bom ver as fotos e ve-los lindos!
O seu depoimento é perfeito para a novela, por tudo que vc significa para os que te conhecem, que a tua força inspira as pessoas.
Apareça lá no nosso cantinho !
Bjossss
Antônia, temos muito que crescer como seres "humanos" ainda. E como eu sempre falo, para mim você é um exemplo, nao sei se no seu lugar teria tanta força para lutar quanto voce tem.
As vezes me desespero por tão pouco...
Você é uma Mãe MUITO Especial.
bjks

Postagens mais visitadas deste blog

No facebook é fácil!

Hoje foi dia de trabalho duro. Acordamos bem cedo e contrariando nossa vontade de cuidar do Victor que estava com febre fomos para nosso primeiro compromisso. A pauta, inclusão em um evento político. Entre um auditório lotado estávamos eu, Fabio Yamashita, Sulamita Meninel , Fernanda Terrible e Juliana Trigo esperando ouvir as propostas para a tão sonhada inclusão de nossos filhos na sociedade. Depois fomos para Paulista, apenas uma ida rápida pra fazer um pouquinho do que gostaríamos que era acompanhar toda a passeata do Movimento Superação e fazer o que é tão urgente em nosso país, reivindicar nossos direitos de cidadão. Infelizmente, a passeata foi tão rápido que acabei acompanhando quase todo o percurso. Não havia praticamente ninguém! Fiquei realmente impressionada. Aonde estão as milhares de pessoas com deficiência que vivem brigando com garras e dentes por inclusão na internet e nas redes sociais? Será que é mesmo tão difícil botar o corpo na rua? Porque eu não vejo outra ma

Inclusão: Falta experiência ou vontade?

Um dos problemas que ainda contribui para exclusão na inclusão de crianças com deficiências nas escolas regulares é o fato de algumas pessoas enxergarem essas crianças como diferentes. Infelizmente é muito comum ouvirmos familiares, amigos e profissionais dizendo: "Eu não sei lidar com alguém assim", "Eu tenho medo de não cuidar direito", "Eu não tenho experiência" e por aí vai... Fico me perguntando se as pessoas que pensam dessa forma não necessitam viver experiências inusitadas e se na hora em que vão ter filhos elas fazem algum curso para não errar nos cuidados com a criança. É óbvio que em muitos casos não falta experiência e sim vontade. Essas pessoas poderiam fazer um simples exercício se colocando no lugar dos pais dessa criança, já que os mesmos aprenderam na prática, mas tem também um outro exercício que é colocar em mente que os cuidados com uma criança com deficiência não diferem dos cuidados que uma criança sem deficiências exige. Como uma pe

Aos Amigos!!!

Queridos amigos, comentando sobre a dificuldade de dar banho no Lucas a Lorena iniciou uma campanha para a compra da cadeira banhita que me possibilita dar banho nele de pé. Muitos amigos contribuiram e estão contribuindo. Quero agradecer muito, de coração, pela ajuda de todos, espero um dia poder retribuir. Obrigada!!! Campanha Pessoal, sou amiga da Antonia Yamashita e queria fazer uma campanha para uma banheira "Banhita" para o Lucas. A banheira custa hoje R$850,00 fora o frete e se cada um puder ajudar com R$5,00 reais, vamos realizar este sonho para nossa querida amiga. As coisas são muito difíceis para todos nós, se nos ajudarmos fica mais fácil....Um grande beijo a todos...Quem quizer ajudar entre em contato comigo no meu orkut que posteriormente quero fazer um cartão para a Antonia com todos os doadores. Um abraço lorena Meus contatos: orkut - Lorena barbosa e-mail - lobarbosa10@yahoo.com.br msn - l.abc@terra.com.br tel - 16 3173-1010 Criamos também a vaquinha on line